O Primeiro Jogo do Santos Fora do Brasil

postado em: Memórias | 0

No dia 21 de março de 1954, um domingo, o Santos estreou em campos estrangeiros de La Plata, no estádio Juan Carmello Zerillo, jogando contra o Gymnasia y Esgrima.

A equipe santista conquistou um empate por 1 a 1, no jogo que marcaria o início de sua trajetória internacional. O time santista viajou até a Argentina para jogar nas cidades de La Plata, Córdoba, Tucumán, San Juan e Buenos Aires.

Instruída pelo empresário D’Agostini e orientada pelo técnico italiano Giuseppe Ottina, a equipe estreou com Barbosinha, Hélvio e Feijó (depois Ivan); Cássio, Formiga e Zito; Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos (Hugo) e Tite.

Após o jogo de La Plata, em 1954, as viagens internacionais viraram rotina na vida do Santos Futebol Clube. Até a presente data, o time santista disputou 626 jogos fora do Brasil, acumulando 375 vitórias, 122 empates e 129 derrotas, com 1.560 gols marcados e 874 gols sofridos.

Sobre o Autor: Roberto Ianelli Ícone de Verificação 1

Primeiro locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos FC.
Profissões: Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo. Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo).
TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP).

Roberto Ianelli avatar
Seguir Roberto Ianelli:

Jornalista

Primeiro locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos FC. Profissões: Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo. Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo). TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP).