Pelé versus Garrincha, o Duelo dos Gigantes

postado em: Geral, Memórias | 0

Quando se elaborou a chave da Taça Brasil de 1962, estipulou-se que Botafogo e Santos entrariam nas semi-finais, já criando antecipadamente a expectativa para um dos maiores confrontos da história do futebol.

Poucas equipes, através dos tempos, chegaram a atingir um nível tão elevado de futebol individual:  Garrincha, o anjo das pernas tortas, e Pelé, o rei do futebol, craques de todos os tempos.

Botafogo e Santos dividiram entre si a Selecào Brasileira. Com quatro titulares de cada time o Brasil tinha sido bicampeão na Copa do Chile, disputada de 30 de maio a 17 de junho de 1962. Na verdade, Pelé era  o titular, mas saiu logo no segundo jogo, machucado, para a entrada de outro botafoguense Amarildo, que o substituiu bem.

Outros titulares tinham sido Nilton Santos, Didi e Zagalo, pelo Botafogo; Gylmar, Mauro e Zito pelo Santos. Quando estas equipes se encontravam, o espetáculo estava garantido. Praticavam um futebol ofensivo, sem chutões ou agressões.

Sobre o Autor: Roberto Ianelli Ícone de Verificação 1

Primeiro locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos FC.
Profissões: Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo. Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo).
TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP).

Roberto Ianelli avatar
Seguir Roberto Ianelli:

Jornalista

Primeiro locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos FC. Profissões: Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo. Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo). TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP).