Santos Foi o Primeiro Time Brasileiro a Jogar em Todos os Continentes

Um dos  times mais conhecidos do mundo, o Santos fez enorme sucesso entre as décadas de 50 e 70, principalmente pelo seu poderoso ataque, que contava com Pelé. Com isso, o Peixe foi diversas vezes chamado para excursões e assim se tornou o primeiro time brasileiro a jogar em todos os continentes.

Ao longo dos seus 108 anos de história, o Alvinegro já visitou 78 países diferentes e já enfrentou mais de 600 equipes estrangeiras. A primeira viagem internacional ocorreu em 1954, para a Argentina. Disputou oito partidas, das quais venceu tês, empatou três e perdeu duas.

Já a primeira viagem para fora da América foi em 1959, quando o clube foi à Europa, onde visitou nove países, como Alemanha, Espanha, Itália e outros. Realizou 22 jogos, dos quais saiu vencedor em 13 e derrotado em quatro. Ainda houveram cinco empates.                                                                

Em 1966, o Santos foi à África, mais precisamente para a Costa do Marfim, onde enfrentou o Stade d’Abidjan. O resultado foi uma goleada para os brasileiros: 7 a 1.Quatro anos mais tarde, o Peixe realizou a sua primeira partida em solos asiáticos. O time realizou quatro duelos em Hong Kong e venceu todos. Já em 1972, foi a vez da Oceania receber o clube da Vila Belmiro. Contra a Seleção da Austrália, o Santos ficou no empate, por 2 a 2.

Sobre o Autor: Roberto Ianelli Ícone de Verificação 1

Primeiro locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos FC.
Profissões: Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo. Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo).
TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP).

Roberto Ianelli avatar
Seguir Roberto Ianelli:

Jornalista

Primeiro locutor a narrar na TV, o mundial vencido pelo Santos FC. Profissões: Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo. Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo). TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP).