“O clima na arquibancada era de extrema tristeza. Muitas pessoas chorando. Ninguém aceitando aquela despedida. Parecia um velório num campo de futebol. Ver o Brasil sem Pelé era como deixar o torcedor órfão.”
O desabafo vem acompanhado de um tom de nostalgia. Mesmo passados 50 anos do último jogo de Pelé pela seleção brasileira, o sentimento de luto. O País parou para ver e lamentar.
A partida que marcou o fim do ciclo do Rei terminou em de 2 a 2 com a Iugoslávia. 30 anos tinha Pelé, 1- Do primeiro gol de Pelé para a seleção aos 16 anos, em 1956). 2- Ao dia em que Pelé deixou a seleção 15 anos depois em 18 de julho de 1971.
Apesar de Pelé ter passado em branco (Rivelino e Gerson marcaram para o Brasil), O Brasil lembra que o camisa 10 fez de tudo para presentear a torcida com um gol na despedida.
“Percebia-se que os companheiros jogavam em função do Pelé para que ele pudesse marcar. E esse era também o desejo dos torcedores. No fundo, todos tinham uma esperança de que Pelé pudesse voltar atrás em sua decisão de não jogar mais pela seleção”.
E quando a torcida começou a gritar fica, fica, fica foi uma coisa de louco. Ai, Pelé não era do Santos, o Pelé era do Brasil”.